sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Veículos sustentáveis na vitrine do Salão do Automóvel

A questão ambiental ocupou papel central no palco do Salão do Automóvel, realizado recentemente em São Paulo.  Várias iniciativas apontaram para um caminho “verde” e carros ecológicos povoaram grande parte dos estandes das montadoras. Ainda que o Brasil não incentive esse tipo de iniciativa do ponto de vista fiscal, o desenvolvimento de tecnologias para esse modelo de carro é uma tendência internacional irreversível.

Um exemplo disso é o início da produção, em escala comercial, de um carro movido a hidrogênio, para os Estados Unidos e o Japão, a partir de 2015. Atualmente, esse tipo de veículo ainda é muito caro, se comparado aos modelos tradicionais, e enfrenta um problema extra: escassez de locais onde podem ser abastecidos. O veículo funciona a partir de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio, que gera eletricidade (o que faz o carro andar) e água (que seria o subproduto lançado na atmosfera).

No Brasil, já existe um projeto de ônibus a hidrogênio, que, além de não-poluente, também é silencioso. A iniciativa vem sendo promovida pelo  Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Global Environmental Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).


Outra novidade apresentada no Salão do Automóvel foi o carro de uma montadora francesa produzido com matéria-prima sustentável, como pedra, terra e couro de peixes, como pirarucu e salmão. O projeto contou com a participação da Embraer, mas esta não parece ser a única inspiração brasileira para o projeto. Entre 1987 e 1994, alunos do ITA já haviam produzido um carro cuja matéria-prima era a fibra de juta. De acordo com especialistas, a diminuição do peso do veículo tem impacto na redução do uso de combustível e por isso, encontrar matérias-primas mais leves é tão importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário